Brasil e Portugal

Da internacionalização de empresas à vida transatlântica

Artigo 26/10/2022

Brasil e Portugal

Escrito por Cristian Ricardo Ferreira Júnior

No próximo dia 30 de outubro, entrarão em vigor as novas modalidades de vistos e de Autorizações de Residência em Portugal, aprovadas pela Lei n.º 18/2022, de 25 de agosto.

 

Entre os títulos mais aguardados, estão os vistos para procura de trabalho, para nómadas digitais e para cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Nos últimos dias, a Google Trends divulgou que houve um recorde na busca nos seus websites dos termos «como mudar-me para Portugal», «como obter a nacionalidade portuguesa» e «como internacionalizar a empresa» por parte dos cidadãos brasileiros.

 

Isto porque, atendendo ao cenário político-económico que atravesssamos no Brasil, os empresários desejam mudar-se para Portugal em busca de estabilidade financeira, segurança e melhor qualidade de vida para a sua família.

 

O anseio dos brasileiros em sair do país após os resultados eleitorais não é novidade. Porém, de acordo com um artigo do The Wall Street Journal, a cidade de Miami (Flórida, EUA) era considerada o refúgio de quem saía do Brasil, chegando mesmo a receber a alcunha de «colónia brasileira» face ao grande número de brasileiros que lá passaram a viver, principalmente após 2014.

 

Todavia, a facilidade da língua e os traços históricos entre Brasil e Portugal (além da livre circulação no Espaço Schengen) fizeram despertar o interesse pelo «País-irmão» e os números não-oficiais revelam que a comunidade brasileira em Portugal pode ter chegado aos 300 mil residentes em 2022 (de notar que os números oficiais não consideram brasileiros com dupla cidadania ou com permanência ilegal).


Entre os interessados na migração para Portugal, estão empresários, médicos, psicólogos, engenheiros e demais profissionais altamente qualificados, que estão descontentes com ambos os espectros políticos que disputarão a segunda volta das Presidenciais brasileiras no próximo domingo.

 

No planeamento da mudança para Portugal, regista-se já um grande aumento na procura por imóveis de luxo em cidades como Porto e Lisboa, mas também no interior do País e nas Regiões Autónomas, muito em razão do programa Golden Visa, que oferece residência permanente por cinco anos em Portugal.


Assim, seja com o objectivo de internacionalizar a empresa sedeada no Brasil ou de viver com rendimentos próprios obtidos no estrangeiro ou, ainda, na busca por trabalho em Portugal, os vistos CPLP agilizarão o processo de obtenção da residência no País de destino e exigir-se-á menos documentos durante o processo.


Para uma mudança segura e sem percalços, sugere-se sempre a contratação de profissionais especializados para uma orientação de acordo com cada caso concreto, personalizada e planeamento bem estruturado. 

Estamos ao seu dispor

Por serem frequentes as dificuldades de comunicação no relacionamento quotidiano com os clientes, pelo uso de diálogo técnico, procuramos, a todo o instante, privilegiar um diálogo compreensível, envolvendo o cliente em todas as vertentes do tema e nas tomadas de decisão.

Entre em contacto connosco
IMAGENEERED BY SURREAL