Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto

Publicada a Lei das Comunicações Eletrónicas

Notícia 16/08/2022

Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto

Escrito por Teixeira & Guimarães

Após a Comissão Europeia instar Portugal (e outros países da UE) a transpor integralmente para a lei nacional as novas regras das telecomunicações, o Parlamento aprovou dia 21/07/2022 a Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) e a transposição da diretiva comunitária, que estabelece o Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE), tendo hoje sido publicada em Diário da República a Lei n.º 16/2022, de 16 agosto.

 

De um modo genérico o diploma entrará em vigor 90 dias após publicação no Diário da República. Porém, relativamente a matérias como segurança das redes e disponibilidade de alguns serviços, fiscalização e matéria sancionatória entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

 

Pretende-se que o regime previsto neste diploma simplifique um conjunto significativo de regras aplicáveis às comunicações eletrónicas, sobretudo no que respeita à segurança jurídica no âmbito dos contratos de prestação de serviços deste tipo de comunicações, traduzido numa proteção acrescida dos consumidores. 

 

 

Estamos ao seu dispor

Por serem frequentes as dificuldades de comunicação no relacionamento quotidiano com os clientes, pelo uso de diálogo técnico, procuramos, a todo o instante, privilegiar um diálogo compreensível, envolvendo o cliente em todas as vertentes do tema e nas tomadas de decisão.

Entre em contacto connosco
IMAGENEERED BY SURREAL