Censos 2021

O que são, para que servem e o dever de responder

Notícia 19/04/2021

Censos 2021

Escrito por Diana Teixeira Reis

Estão em curso os “Censos” 2021. Esteja atento, responda e evite o pagamento de coima!

Apesar deste conturbado período pandémico que vivemos, teve início este mês de Abril a operação Censos 2021.


Para os mais jovens que tomam, pela primeira vez, contacto com este dever, visto que a realização desta operação estatística ocorre apenas de dez em dez anos e nos anos terminados em 1, “censos” traduz a designação abreviada das operações estatísticas do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da Habitação que permitem a caracterização sociodemográfica da população e do parque habitacional em Portugal.

Grosso modo dão a conhecer “quantos somos, como somos, onde e como vivemos” revelando-se um imprescindível meio de diagnóstico, planeamento e intervenção nos mais variados sectores.


É importante que saiba que, à semelhança de todos os inquéritos realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os Censos são de resposta obrigatória, constituindo contraordenação grave, punida com coima que pode atingir os 25.000 (euro) em caso de pessoa singular e os 50.000 (euro) em caso de pessoa colectiva, entre outros, a falta de resposta aos inquéritos no prazo fixado pela autoridade estatística, a resposta aos inquéritos que reiteradamente seja inexacta e insuficiente ou que induza em erro, a recusa no envio da informação às autoridades estatísticas ou a oposição às diligências das pessoas envolvidas nos trabalhos de recolha dos Censos 2021.


Não tem de ficar constrangido nas respostas a conceder. Pese embora a identificação pessoal (designadamente nome e endereço) tenha de ser facultada, a resposta aos Censos está protegida pelo segredo estatístico pelo que os dados individuais fornecidos ao INE assumem natureza confidencial que impede que sejam cedidos ou divulgados a terceiros.


Fique atento ao recebimento, na sua residência, das cartas com os códigos necessários para aceder ao questionário a responder através da internet em censos2021.ine.pt. e, caso tenha dificuldades ou não tenha meios de responder por esta via, não hesite em contactar a linha de apoio facultada para o esclarecimento de todas as dúvidas que possa ter ou, sendo necessário, dirigir-se à sua Junta de Freguesia.


O importante é ficar consciente de que esta é uma obrigação que tem de cumprir para não se ver compelido, depois, ao pagamento de coima.”

Estamos ao seu dispor

Por serem frequentes as dificuldades de comunicação no relacionamento quotidiano com os clientes, pelo uso de diálogo técnico, procuramos, a todo o instante, privilegiar um diálogo compreensível, envolvendo o cliente em todas as vertentes do tema e nas tomadas de decisão.

Entre em contacto connosco
IMAGENEERED BY SURREAL