Máscaras, Álcool Gel e Cyber Awareness

Reflexão sobre a Pandemia e a Cibercriminalidade

Artigo 08/03/2021

Máscaras, Álcool Gel e Cyber Awareness

Escrito por Mariana Camisão

O mundo virtual é uma realidade nova e desconhecida para muitos. Se por um lado este ‘’admirável mundo novo’’ nos trouxe inegáveis benefícios, também tem vindo a colocar desafios e obstáculos às nossas vidas, quer pessoais, quer profissionais. Um dos grandes desafios que as sociedades têm enfrentado, potenciado pela pandemia de Covid-19, é o aumento do cibercrime. O cibercrime, ou crime praticado no espaço virtual, é uma criminalidade muitas vezes invisível, já que grande parte dos utilizadores de aparelhos tecnológicos se movimenta no espaço virtual sem nunca ter sido alertado para os perigos que o espreitam.


Com a pandemia que hoje vivemos, que conduziu a uma massificação do teletrabalho, isto tornou-se ainda mais flagrante. As empresas foram obrigadas a, de forma repentina, garantir que os seus trabalhadores, muitas vezes iletrados informaticamente, conseguissem aceder aos computadores do trabalho através de casa, o que gerou um cenário perfeito para os ciber atacantes.


Veja-se que a 13 de Abril de 2020, a EDP foi alvo de um ataque informático, tendo sido notícia na comunicação social o facto de os criminosos terem reclamado um resgate de 1580 bitcoins (mais de 9 milhões de euros) para que os dados a que acederam não fossem tornados públicos. Uns meses mais tarde, em Dezembro de 2020 também a INAPA, uma empresa produtora de papel de impressão, foi alvo de um ataque do mesmo género. Um ataque virtual conhecido por ‘’WannaCry’’, identificado desde 2017, como um ciberataque que, explorando uma falha de segurança do Windows, criptografa (codifica) arquivos, tornando-os ilegíveis e exigindo um resgate em bitcoins para que estes sejam recuperados, cresceu exponencialmente em 2020.


Também as pessoas singulares, forçadas a permanecer em casa, passam mais tempo a fazer uso dos aparelhos tecnológicos, estando consequentemente mais susceptíveis a crimes praticados no espaço virtual.


Assim, a Covid-19 não é a única pandemia da qual nos temos de defender. Desde ataques informáticos que violam dados confidenciais de organizações, a esquemas de obtenção de dados de cartões de crédito, conhecidos como phishing, à devassa da vida privada, seja através da partilha de imagens íntimas ou do comprometimento de dispositivos como webcams, contas de e-mail, redes sociais etc., passando pela pornografia infantil na Internet, o cibercrime é uma pandemia em crescimento, a que todos temos de estar atentos e a que o Direito tem de saber dar resposta.

Estamos ao seu dispor

Por serem frequentes as dificuldades de comunicação no relacionamento quotidiano com os clientes, pelo uso de diálogo técnico, procuramos, a todo o instante, privilegiar um diálogo compreensível, envolvendo o cliente em todas as vertentes do tema e nas tomadas de decisão.

Entre em contacto connosco
IMAGENEERED BY SURREAL